VOLTAR
Fábrica de armas checa terá unidade em Pomerode
Prefeito de Pomerode, Rolf Nicolodelli, com o diretor da R&T, Rafael Freitas
15/04/2013
 

A Ceska Zbrojovka (CZ), fabricante de armas da República Checa, vai instalar uma unidade em Pomerode. O anúncio foi feito durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança, que termina hoje no Rio de Janeiro. A empresa terá como parceira a blumenauense R&T, distribuidora há nove anos dos produtos checos. Já no evento, a CZ usou a nomenclatura CZ Brasil no material de divulgação.

A prefeitura de Pomerode deve ceder um terreno para a indústria. A ideia é iniciar a produção ainda em 2013. Segundo o diretor da R&T, Rafael Freitas, inicialmente serão fabricadas pistolas de três calibres: 9mm, .40 e .380ACP. A produção inicial deve ser de 5 mil unidades por mês e pode chegar a 12 mil em um ano. Posteriormente, outros modelos serão fabricados. A maior parte é vendida para os órgãos de segurança.

Na primeira fase, segundo Freitas, 50 empregos diretos devem ser gerados. O maior impacto será nas parceiras locais, como a Rudolph Usinados, de Timbó, que ajudou no desenvolvimento de peças. A estimativa é gerar cerca de 400 empregos indiretos em empresas fornecedoras na região do Vale. O projeto já está em andamento há um ano e meio e tem apoio da prefeitura de Pomerode e do governo do Estado.

 
VOLTAR